O que é G-Sync e qual a diferença em relação ao FreeSync

O que é G-Sync e qual a diferença em relação ao FreeSync

G-Sync é uma tecnologia da Nvidia que tem a função de proporcionar uma experiência mais rápida e fluida com jogos, eliminando a quebra de quadros e o atraso de entrada.

Ela funciona sincronizando a taxa de atualização do monitor com a taxa de quadros gerada pela placa de vídeo, evitando que haja inconsistências entre os dois componentes.

Para usar o G-Sync, é preciso ter uma placa de vídeo da Nvidia compatível com a tecnologia e um monitor que tenha um módulo G-Sync instalado ou que seja validado pela Nvidia como compatível com G-Sync.

Existem três categorias de monitores com G-Sync: compatível, padrão e ultimate, que oferecem diferentes níveis de qualidade e recursos extras.

O G-Sync é uma das soluções existentes para melhorar a qualidade dos jogos, especialmente os que exigem muita ação e movimento, como os jogos de tiro em primeira pessoa.

O que é G-Sync e qual a diferença em relação ao FreeSync

Outra solução similar é o FreeSync, da AMD, que usa o padrão DisplayPort para variar a taxa de atualização do monitor.

A diferença entre G-Sync e FreeSync

G-Sync e FreeSync são tecnologias que têm o objetivo de sincronizar a taxa de atualização do monitor com a taxa de quadros da placa de vídeo, evitando problemas como quebra de quadros, distorções e atraso de entrada.

Veja também!

Melhores monitores gamers do Brasil

Critérios para escolher um monitor gamer

Elas proporcionam uma imagem mais fluida, nítida e realista nos jogos, especialmente os que exigem muita ação e movimento.

A principal diferença entre elas é a licença: o G-Sync é proprietário da Nvidia, ou seja, a empresa cobra dos fabricantes que desejam incluir essa tecnologia em seus monitores. Por isso, os monitores G-Sync costumam ser mais caros e exigem uma placa de vídeo da Nvidia compatível.

Já o FreeSync é de código aberto, ou seja, é de uso livre para os fabricantes de hardware. Ele foi desenvolvido pela AMD, mas também funciona com placas de vídeo da Nvidia (desde que sejam da série 10 ou superior).

Os monitores FreeSync costumam ser mais baratos e variados, mas podem apresentar alguns artefatos de tela, como fantasmas ou borrões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *